2018-04-11

Um clássico de reportagem de Steinbeck até agora inédito em Portugal

Notável obra de reportagem jornalística sobre a Rússia é acompanhada de fotografias de Robert Capa

Partilhar:

A 19 de abril a Livros do Brasil lança Um Diário Russo, de John Steinbeck, com fotografias de Robert Capa, um clássico da reportagem jornalística até agora inédito em Portugal.

Publicado originalmente em 1948, Um Diário Russo reúne os relatos e as fotografias da jornada que John Steinbeck e Robert Capa empreenderam pela União Soviética do pós-Segunda Guerra Mundial, que os levou a Moscovo e Estalinegrado – hoje Volgogrado – e aos campos da Ucrânia e do Cáucaso. Combinando a paixão, o humor e a atenção ao pormenor de Steinbeck com os magníficos estudos fotográficos de Capa, este é um retrato único da Rússia e do seu povo quando emergiam da devastação da guerra, e é também um vislumbre íntimo de dois grandes artistas em ação.

Os Autores:

John Steinbeck nasceu em Salinas, na Califórnia, em 1902, numa família de parcos haveres. Chegou a frequentar a Universidade de Stanford, sem concluir nenhuma licenciatura. Em 1925 foi para Nova Iorque, onde tentou uma carreira de escritor, cedo regressando à Califórnia sem ter obtido qualquer sucesso. Alcançou o seu primeiro êxito em 1935, com O Milagre de São Francisco, confirmado depois, em 1937, com a novela Ratos e Homens. A sua ficção está marcada por uma imensa preocupação com os problemas dos trabalhadores rurais e também por um grande fascínio para com a terra. Em 1939, publicaria aquela que, por muitos, é considerada a sua obra-prima, As Vinhas da Ira. Entre os seus livros, destacam-se ainda os romances A Leste do Paraíso (1952) e O Inverno do Nosso Descontentamento (1961), bem como Viagens com o Charley (1962), em que relata uma viagem de três meses por quarenta Estados norte-americanos. Recebeu o Prémio Nobel da Literatura, em 1962. Faleceu em Nova Iorque, a 20 de dezembro de 1968. Robert Capa (1913-1954), nascido na Hungria, foi um dos mais importantes fotojornalistas do século XX, tendo documentado os grandes conflitos mundiais da sua época.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK