Com tradução de José Lima, nestes Oito Contos, Dylan Thomas como que nos ensina que as ervas daninhas crescem onde pouco seria esperar que crescessem. De ambiência aqui e ali sinistra, nestas linhas originalmente publicadas entre 1934 e 1952 pululam bruxas e velhas, pêssegos e cachorros, móveis com fartura.
São histórias de amor ou de miséria, divertidas ou desoladoras, todas elas plenas de vívidas imagens poéticas e reveladoras de uma comovente compaixão pelos seres que as habitam. «Thomas escreveu com uma eloquência inesquecível sobre ser-se humano», escreveria Gillian Clarke, do The Guardian, quanto ao estilo singular do autor falecido cedo demais.
O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 25 de janeiro.
SOBRE O LIVRO
Dylan Thomas foi, além de um dos grandes poetas de língua inglesa do século xx, um extraordinário contista, dono de um sentido de humor singular e capaz da construção de personagens vibrantes, como comprovam os oito textos reunidos neste volume. Entre eles, «Os Pêssegos» ou «Um Sábado de Calor», baseados nas suas memórias de infância e juventude, «A Escola de Bruxas», narrativa repleta de misticismo inspirada na mitologia galesa, e «Móveis com Fartura», de humor surrealizante.
SOBRE O AUTOR
Dylan Thomas nasceu em Swansea, no País de Gales, a 27 de outubro de 1914. Aos dezassete anos começou a trabalhar como jornalista no South Wales Evening Post e pouco depois rumou a Londres, onde rapidamente se afirmou como um dos poetas líricos mais importantes da sua geração. A partir de 1934 lançou vários livros de poesia, que culminaram na publicação dos seus Collected Poems em 1952. Ao longo da vida foi também escrevendo contos, sendo o seu livro mais célebre o autobiográfico Retrato do Artista quando Jovem Cão, de 1940. Foi autor de guiões para filmes e de programas para a rádio, entre eles a peça radiofónica Under Milk Wood. Entre 1950 e 1953 fez quatro visitas aos Estados Unidos, na sequência de convites para conferências. A 9 de novembro de 1953, pouco depois do seu trigésimo nono aniversário, com uma saúde enfraquecida pelo alcoolismo, faleceu no quarto de hotel onde estava hospedado em Nova Iorque.