2019-10-09

Plexus, de Henry Miller

Segundo livro da trilogia Rosa-Crucificação publicado pela primeira vez na sua versão integral na Livros do Brasil

Partilhar:

Depois de Sexus, que inicia a escandalosa e semiautobiográfica trilogia Rosa-Crucificação, de Henry Miller, a Livros do Brasil dá-lhe seguimento com o romance Plexus, que chega às livrarias a 17 de outubro.

Publicado pela primeira vez em França em 1953 e proibido durante mais de uma década nos Estados Unidos da América e na Grã-Bretanha, Plexus aponta o foco aos primeiros anos do segundo casamento do autor, anos de equilíbrio periclitante entre o amor e a obsessão, entre a indigência e a grandiosidade, entre o desespero e a celebração da existência, anos que são também os primeiros da sua admirável carreira literária. É um texto que abre uma janela privilegiada para os valores, as crenças e as opiniões de um dos mais irreverentes autores do século XX e é um apaixonante retrato do seu tempo.

Sinopse

Radiantes num novo ninho de amor numa aristocrática zona de Brooklyn, Henry Miller e Mona vivem apenas um para o outro, dedicados ao prazer e ao sonho, com os olhos postos no futuro e pouco mais que nada nos bolsos. A estabilidade do emprego na Companhia Telegráfica Cosmodemónica perde de vez qualquer atrativo e, encorajado por Mona, Miller entrega-se então de corpo e alma à sua paixão maior, a escrita.

O Autor

Henry Miller nasceu em Brooklyn, a 26 de dezembro de 1891. Em 1934, publicou o seu primeiro romance autobiográfico, Trópico de Caranguejo, a que se seguiu Trópico de Capricórnio, ambos banidos durante quase três décadas nos Estados Unidos. Em 1942, iniciou a redação da trilogia Rosa-Crucificação, Sexus, Plexus, Nexus, considerada uma das suas obras maiores, onde conjuga reflexão metafísica com um erotismo explícito. Miller foi um dos mais marcantes autores americanos do século XX, cuja insubmissão viria a influenciar a chamada beat generation. Faleceu a 7 de junho de 1980.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK