2022-09-20

Novo ano, morte nova

Livro n.º 45 da coleção Vampiro, A Flecha Assassina é fruto da mente brilhante de Carter Dickson, pseudónimo de John Dickson Carr

Partilhar:

Eleito por especialistas um dos melhores «mistérios de quarto fechado» de todos os tempos, A Flecha Assassina foi publicado originalmente em 1938. O detetive Sir Henry Merrivale é o herói desta história cheia de humor e provocação, passada dentro dos corredores e salas de um tribunal.

Carter Dickson, autor norte-americano que se transferiu de malas e bagagens para Inglaterra, dará palco a Merrivale em 22 policiais delirantes. Fascinado pelos denominados «crimes impossíveis», o escritor testava os métodos aos quais recorria para dar corpo às suas narrativas, numa clara tentativa de garantir aos factos apresentados a maior das verosimilhanças. Neste caso há, literal e paradoxalmente, uma brecha que encerra todo o mistério...

 

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 8 de setembro.

 

SOBRE O LIVRO

Novo ano, nova vida, não é assim que corre? Pois, James Answell é um jovem milionário disposto a levar o adágio a valer. Dias antes, numa festa de Natal, apaixonara-se fatalmente e decidira de imediato casar-se com a carismática Mary Hume. Agora, é necessário explicar ao futuro sogro as suas intenções honestas. Recebido no escritório de Mr. Hume, o rapaz vai beberricando um copo com uísque e soda que o faz sentir-se estranhamente sonolento. Quando acorda de um inesperado desmaio, James vê-se trancado dentro da divisão a braços com uma visão demoníaca: junto da secretária, Avory Hume jaz morto com uma flecha espetada no peito! Jurando a pés juntos não ser o autor do crime, a sua sorte está nas mãos do habilidoso jurista e detetive amador Sir Henry Merrivale, que defenderá o caso expondo e rebatendo argumentos em tribunal, até que um dos mais impressionantes «mistérios de quarto fechado» seja resolvido.

 

SOBRE O AUTOR

Carter Dickson, pseudónimo de John Dickson Carr, nasceu em Uniontown, no estado norte-americano da Pensilvânia, a 30 de novembro de 1906. Após terminar os estudos liceais, abandonou a América para viajar pelo continente europeu, acabando por se fixar em Inglaterra em 1931. Dos mais de cem romances que publicou, destacam-se os crimes resolvidos pelo Dr. Gideon Fell, um excêntrico lexicógrafo estreado em O Enigma da Virgem de Ferro (1933) e protagonista do aclamado Os Três Ataúdes (1935). Sob o pseudónimo Carter Dickson, escreveu ainda Os Crimes da Viúva Vermelha (1935) e A Flecha Assassina (1938), entre mais de duas dezenas de títulos. Um dos nomes centrais da Era Dourada do romance policial, Dickson Carr é consensualmente considerado o «mestre dos mistérios de quarto fechado». Morreu, vítima de cancro no pulmão, a 27 de fevereiro de 1977.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK