2020-09-02

Gaston Leroux ganha novo título na Coleção Vampiro

Livros do Brasil publica O Perfume da Dama de Negro, o 37.º título da série de culto que presta homenagem aos grandes mestres do policial

Partilhar:

Em O Perfume da Dama de Negro, originalmente publicado em 1908, Gaston Leroux volta a reunir os protagonistas de O Mistério do Quarto Amarelo, outro seu grande êxito literário, num caso que, mais uma vez, promete não deixar o leitor sereno até ao virar da última página. De novo, o imberbe repórter Rouletabille investiga um emocionante mistério, numa história já adaptada várias vezes para cinema e também para banda desenhada. O livro estará disponível nas livrarias a 3 de setembro.

 

Enquanto figura da literatura, Rouletabille é considerado um precursor de outros heróis de curiosidade e valentia célebres, com destaque para Tintin, por sinal também ele jovem, jornalista, pequeno, inteligente. Só a partir deste segundo título das "extraordinárias aventuras" do repórter Joseph Joséphin Boitabille — de um total de oito livros — é que Rouletabille passa a responder por este nome, na sequência das queixas de um jornalista que já usava um pseudónimo idêntico. O detalhe do nome foi atualizado nas edições posteriores da história original. O Perfume da Dama de Negro tem o encanto complementar de desvendar detalhes da infância do herói, ao mesmo tempo que este tenta travar um assassino, mestre na arte do disfarce. Este dom singular do vilão inflama as suspeitas mais paranoicas dos personagens, provocando um efeito ao qual nem o leitor escapará.

 

Sobre o livro

 

Mathilde Stangerson e Robert Darzac acabam de partir em lua de mel, quando se veem obrigados a uma mudança de planos que porá fim à viagem romântica. Em fuga, o casal é levado até ao mar cristalino da Côte d’Azur. No seu encalço está alguém do passado: Frédéric Larsan! Num momento de absoluto terror, barricam-se num castelo medieval com duas torres, propriedade de amigos, aguardando a chegada do acossador. Para os proteger, convocam o jovem detetive Rouletabille e o seu fiel ajudante, Sainclair. A ameaça de Larsan parece espreitar de todos os pontos do castelo, mas onde se esconde esta terrível personagem?

 

O autor

 

Gaston Leroux nasceu em Paris, a 6 de maio de 1868, e morreu em Nice, a 15 de abril de 1927. Formado em Direito, rapidamente ingressou no jornalismo e viria a tornar-se um dos mais conhecidos repórteres do seu tempo. Em 1907, abandonando a escrita jornalística, publica o seu primeiro êxito literário, O Mistério do Quarto Amarelo, hoje unanimemente apontado como um dos grandes clássicos na história da literatura policial. Este será o primeiro de uma série que tem como protagonista o repórter-detetive Rouletabille, cujas aventuras foram várias vezes adaptadas ao cinema. Com mais de uma trintena de romances e peças teatrais, Gaston Leroux publicou em 1910 aquela que é por muitos considerada a sua obra-prima, O Fantasma da Ópera.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK