2018-05-21

A Harpa de Ervas, de Truman Capote

Romance inspirado na infância do autor é publicado na coleção Miniatura

Partilhar:

A 30 de maio chega às livrarias A Harpa de Ervas, de Truman Capote, que a Livros do Brasil publica na coleção Miniatura. Inspirada numa memória de infância do autor, A Harpa de Ervas foi publicada originalmente em 1951 e no ano seguinte tornou-se a primeira obra do autor a ser levada ao teatro.

Esta é uma poética história de desadaptados, repleta de nostalgia e compaixão humana, protagonizada por Collin Fenwick, um rapaz que aos 11 anos, após a morte dos pais, vai viver para casa das irmãs Talbo. Até que uma discussão provoca uma fuga coletiva para uma casa na árvore. Ao grupo inicial vão-se juntando outras personagens, numa narrativa percorrida por reflexões e confidências, de onde despontam temas como a aceitação, a bondade e o medo perante a vida. «Quando é que ouvi falar pela primeira vez da harpa de ervas? Muito antes do outono que passámos na amargoseira; num outono anterior, portanto; e, como não podia deixar de ser, foi Dolly quem me contou, pois mais ninguém se lembraria de lhe chamar isso, uma harpa de ervas.»

O AUTOR

Truman Capote nasceu em Nova Orleães a 30 de setembro de 1924. Em 1948 lançou o seu romance de estreia, Outras Vozes, Outros Lugares, e alcançou um imediato êxito literário internacional, afirmando-se desde logo como um dos mais originais autores americanos do pós-guerra. Entre as suas principais obras destacam-se A Harpa de Ervas (1951), seu segundo romance que viria a dar origem à sua primeira peça para teatro, Boneca de Luxo (1958), adaptada para cinema por Blake Edwards e protagonizada por Audrey Hepburn, e A Sangue Frio (1966), obra-prima pioneira na arte da reportagem narrativa. Membro do Instituto Nacional das Artes e Letras, recebeu três vezes o Prémio O. Henry Memorial, para melhores contos. Morreu em Los Angeles a 25 de agosto de 1984.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK