A 30 de maio chega às livrarias A Harpa de Ervas, de Truman Capote, que a Livros do Brasil publica na coleção Miniatura. Inspirada numa memória de infância do autor, A Harpa de Ervas foi publicada originalmente em 1951 e no ano seguinte tornou-se a primeira obra do autor a ser levada ao teatro.
Esta é uma poética história de desadaptados, repleta de nostalgia e compaixão humana, protagonizada por Collin Fenwick, um rapaz que aos 11 anos, após a morte dos pais, vai viver para casa das irmãs Talbo. Até que uma discussão provoca uma fuga coletiva para uma casa na árvore. Ao grupo inicial vão-se juntando outras personagens, numa narrativa percorrida por reflexões e confidências, de onde despontam temas como a aceitação, a bondade e o medo perante a vida. «Quando é que ouvi falar pela primeira vez da harpa de ervas? Muito antes do outono que passámos na amargoseira; num outono anterior, portanto; e, como não podia deixar de ser, foi Dolly quem me contou, pois mais ninguém se lembraria de lhe chamar isso, uma harpa de ervas.»O AUTOR
Truman Capote nasceu em Nova Orleães a 30 de setembro de 1924. Em 1948 lançou o seu romance de estreia, Outras Vozes, Outros Lugares, e alcançou um imediato êxito literário internacional, afirmando-se desde logo como um dos mais originais autores americanos do pós-guerra. Entre as suas principais obras destacam-se A Harpa de Ervas (1951), seu segundo romance que viria a dar origem à sua primeira peça para teatro, Boneca de Luxo (1958), adaptada para cinema por Blake Edwards e protagonizada por Audrey Hepburn, e A Sangue Frio (1966), obra-prima pioneira na arte da reportagem narrativa. Membro do Instituto Nacional das Artes e Letras, recebeu três vezes o Prémio O. Henry Memorial, para melhores contos. Morreu em Los Angeles a 25 de agosto de 1984.