2024-04-02

Livros do Brasil lamenta morte de Maryse Condé

O Evangelho do Novo Mundo, recentemente publicado na coleção Contemporânea, é o testamento literário da autora de Guadalupe, falecida aos 90 anos

Partilhar:

Considerada a mais importante voz das letras das Caraíbas, Maryse Condé faleceu esta madrugada, num hospital de Apt, no sul de França, de causas não divulgadas. Distinguida no ano de 2018 com o Prémio New Academy – considerado o «Nobel alternativo» –, a autora foi também a mais velha nomeada para o Prémio Booker Internacional, precisamente graças a O Evangelho do Novo Mundo, obra escrita em homenagem a José Saramago.

«Neste que assumiu como o seu último livro, Maryse Condé quis reunir as suas grandes lutas e prestar tributo a figuras que marcaram o seu percurso – na literatura, na defesa da liberdade e dos direitos da mulheres, na crítica ao colonialismo –, incitando a uma reflexão sobre como fazer deste um mundo mais justo e harmonioso. Deixa-nos com uma mensagem de esperança», sublinha São José Sousa, editora da Livros do Brasil. Maryse Condé é autora de uma vasta obra, que inclui romances, peças de teatro, literatura para a infância, ensaios e textos autobiográficos. Doutorada em Literatura Comparada pela Sorbonne, em Paris, teve uma importante carreira académica, não só em França, mas também nos EUA, onde lecionou literatura francófona em universidades como Harvard e Columbia.