2021-05-17

Amor em tempos de turismo de massas

Grand Hotel Europa, o livro de Ilja Leonard Pfeijffer que arrebatou a crítica e os leitores holandeses, com mais de 300 mil exemplares vendidos, chega agora a Portugal. Título inaugura a coleção Contemporânea, da chancela Livros do Brasil

Partilhar:

Com várias obras premiadas internacionalmente, Ilja Leonard Pfeijffer publicou no final de 2018 Grand Hotel Europa, romance sobre a identidade europeia na desafiante era do turismo de massas, que se tornou um best-seller imediato.

O livro marca a estreia do autor no mercado nacional, numa tradução de Maria Leonor Raven a partir do original neerlandês. A chegada do protagonista/narrador a um hotel que é símbolo das transformações que o continente europeu está a sofrer é ponto de partida para uma análise nostálgica sobre a urgência da preservação do legado cultural e os riscos associados à atual massificação turística. Nas páginas deste livro, revemo-nos nas dúvidas colocadas, na paixão dos argumentos, na devoção a um património com um valor sem igual, no amor e no humor impressos em pequenos e deliciosos detalhes. Uma história de saudade da História.

 

O livro estará disponível nas livrarias a 20 de maio.

 

 

Sobre o livro

Um escritor aloja-se no ilustre e decadente Grand Hotel Europa. Na bagagem traz os destroços da sua relação com Clio, com quem vivera não só uma esplendorosa história de amor em Veneza, mas também uma emocionante cruzada em busca da última pintura de Caravaggio. Ao mesmo tempo em que confia à memória e à escrita a cura para a sua desolação, deixa-se atrair pelo charme e pelos mistérios daquele hotel e das fascinantes personagens que o habitam. Grand Hotel Europa é um magistral romance de reflexão sobre o nosso continente, sobre o peso da História e da herança cultural que o tornam um magnífico museu a céu aberto irresistível para o turismo de massas, antecipando a partir deste retrato os desafios gigantescos que se anteveem para o futuro. Com esta história de múltiplas camadas, que se lê avidamente, Ilja Leonard Pfeijffer quis criar o grande romance europeu da atualidade.

 

«É um romance impressionante, que atrai o leitor, entusiasma, irrita, diverte e, por fim, o deixa maravilhado. Com um estilo rico e sumptuoso, é construído com múltiplos registos e várias histórias, interligadas sem esforço aparente. […] Com Grand Hotel Europa, Ilja Leonard Pfeijffer realizou a pretensão do seu alter ego: “com os melhores meios e materiais do passado, erigir um monumento para a atualidade”.»

Do relatório do júri do Prémio Libris 2019

 

O autor

Ilja Leonard Pfeijffer é hoje um dos mais celebrados autores holandeses, com mais de quatro dezenas de obras publicadas, entre poesia, romance, contos, ensaio, peças de teatro, antologias, traduções ou estudos científicos. Paralelamente, colabora como colunista em diversas publicações e realiza documentários. Nasceu em Rijswijk, perto de Haia, em 1968, e vive desde 2008 na cidade de Génova, em Itália.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK